A última temporada foi tumultuada para a Juventus de Turim. A Federação Italiana puniu a Velha Senhora devido a manipulações nas suas contas. A UEFA seguiu o mesmo caminho e excluiu a Juve da Conference League da próxima temporada. A decisão do painel arbitral era esperada pela maioria dos especialistas. No entanto, o que aconteceu nos bastidores é intrigante.
A Juventus fez um acordo com a federação europeia de futebol. Indiretamente, a intenção da Juventus era trocar a Conference League pela Liga dos Campeões, se o plano funcionasse.
Pontos deduzidos, adicionados e deduzidos novamente
Quem acompanhou a tabela da Serie A na última temporada deve ter notado vários movimentos da Juventus, para cima e para baixo. Após a revelação das manipulações contábeis, a federação italiana penalizou a Juve com uma dedução de 15 pontos. Turim caiu do topo para o meio da tabela da Serie A.
Após o recurso da Juventus, a penalidade foi temporariamente suspensa, colocando o clube novamente no caminho da Liga dos Campeões. Finalmente, a penalidade foi revisada pelo tribunal desportivo italiano e ajustada para uma dedução de 10 pontos.
A Juventus teria terminado em quarto lugar na Serie A, qualificando-se para a principal competição europeia. Contudo, com a nova penalização, o clube acabou caindo para a sétima posição, qualificando-se para a UEFA Conference League.
Suspensão por apenas um ano: de volta no próximo
Informações internas sugerem que a UEFA considerou uma punição mais longa que um ano. Dada a gravidade das infrações, a exclusão da Juventus por vários anos seria justificada.
No entanto, o acordo entre o clube italiano e a UEFA estipula que a Juventus não recorrerá da decisão e, em troca, a punição durará apenas um ano. Em Turim, aceitam a decisão com a esperança de se qualificar para a Liga dos Campeões na próxima temporada.
Finalista do ano anterior se beneficia
Com a suspensão da Juventus, a AC Florença, que terminou em oitavo lugar na Serie A, representará a Itália na Conference League. O time já competiu na menor competição europeia na temporada anterior, chegando à final. No entanto, perderam a final em Praga por 2-1 para o West Ham United.
Não é o primeiro time a ser excluído pela UEFA
A Juventus não é a primeira equipe a ser excluída da Conference League da próxima temporada pela UEFA. Dias antes, ficou-se a saber que o CA Osasuna da Espanha também foi proibido de competir devido a manipulações de jogos na temporada 2013/14. Athletic Bilbao, da La Liga, ocupará seu lugar.