Stockport, da Quarta Divisão, e Charlton, da Terceira Divisão, lutam nesta quarta-feira, 7 de dezembro, pela sobrevivência na Copa da Inglaterra. O encontro é parte da programação do ‘replay’ da segunda fase da FA Cup, o estágio de 64 avos de final. Será realizado no estádio Edgeley Park, em Stockport. O pontapé inicial está marcado para 16h45 (horário de Brasília). Se houver empate no período regulamentar, o regulamento estabelece a realização de prorrogação de 30 minutos e, persistindo a igualdade, cobranças de pênalti para definir quem seguirá para o próximo estágio, que marca a entrada dos times da Premier League na competição.
A Copa da Inglaterra é a mais antiga competição de futebol do planeta. O ‘replay’ é uma característica única e reservada para as duas primeiras etapas. Em caso de empate no primeiro jogo, exige a realização de uma segunda partida com mando de campo invertido.
Gol nos acréscimos evitou eliminação do Stockport
O Stockport escapou por muito pouco da eliminação na primeira partida diante do Charlton. Atuando no estádio The Valley, em Londres, até chegou a sair em vantagem. Marcou logo aos três minutos através de Hussey. Entretanto, levou a virada ainda na etapa inicial. Os donos da casa devolveram a condição e igualdade ao marcador aos 23 minutos com Sessegnon e fizeram o segundo tento aos 39 minutos. Obra de Morgan.
A derrota só foi evitada no longo período de acréscimos da fase final. Contando com assistência de Southam, Hippolyte colocou a bola no fundo da rede estabelecendo a igualdade, por 2 a 2, como placar final. Apesar de tardio, o empate não foi injusto. Ainda que tenha ficado com a bola por menos tempo (44%), o Stockport desenvolveu o mesmo número de oportunidades para disparo que o Charlton (17) e foi um pouco inferior apenas no índice de tiros no alvo (6 a 8).
Equipe está fora da zona de acesso para Terceira Divisão
Na League Two, a Quarta Divisão do Campeonato Inglês, o Stockport foi arrasador no sábado, 3 de dezembro, frente ao Hartlepool. Mesmo atuando em solo adversário, goleou por 5 a 0 na partida que valeu pela vigésima rodada da temporada 2022/2023. Mostrou objetividade na hora da criação. Teve a bola por menos tempo (45%), contudo, mesmo assim, foi superior no número de chances desenvolvidas para disparo (11 a 7) e especialmente melhor no índice de tiros no alvo (8 a 1).
Avançou, dessa maneira, para 28 pontos (oito vitórias, quatro empates e oito derrotas). O suficiente para ocupar, quando considerados os critérios de desempate, a décima segunda posição na tabela de classificação. Fora, entretanto, da zona de acesso para a League One. Está 11 pontos abaixo do Northampton, terceiro colocado, último time no pelotão de equipes que teriam o direito de avançar diretamente para o andar de cima. A diferença na comparação com o Mansfield, que na sétima colocação teria a chance de disputar através dos playoffs a quarta e última vaga abertas nos playoffs, é de cinco pontos.
Preocupação do Charlton é com rebaixamento
O Charlton, que está na League One, não mostra condições de brigar para subir para o Championship. Sua preocupação no momento é ficar fora da zona de rebaixamento para Quarta Divisão. Atravessa um jejum de vitórias que atingiu seis partidas. Seu mais recente triunfo foi registrado em 5 de novembro. Superou, em casa, o Coalville. Marcou 4 a 1 em sua partida pela primeira fase, o estágio de 128 avos de final, da Copa da Inglaterra.
Desde então, colheu três empates e três derrotas. Uma das igualdades culminou em fracasso. Foi o 1 a 1, fora de casa, com o Stevenage pela Copa da Liga da Inglaterra. Acabou batido nas cobranças de pênalti e teve que se despedir do torneio na fase de 16 avos de final. Na sexta-feira, 2 de dezembro, em casa, levou 1 a 0 do Cheltenham em confronto pela vigésima rodada da versão 2022/2023 da Terceira Divisão.
Ao ficar estacionado nos 24 pontos (cinco vitórias, nove empates e seis derrotas) caiu para décima sétima posição na tabela de classificação. Ainda conta com uma vantagem relativamente confortável de sete pontos na comparação com o Forest Green, vigésimo primeiro colocado e primeiro time na região da degola. Mesma diferença em relação ao Peterborough, sexto colocado e último clube no pelotão que permite disputar os playoffs valendo um lugar na Segunda Divisão do Campeonato Inglês.
Em casa, Stockport tem desempenho um pouco pior
Décimo segundo colocado na classificação da League Two, o Stockport mostra campanha ligeiramente inferior quando considerados seus resultados apenas em casa. É o décimo terceiro colocado no ranking dos mandantes da Quarta Divisão do Campeonato Inglês. Dos 30 pontos que disputou na condição de coluna um, conquistou 15 (quatro vitórias, três empates e três derrotas). Marcou 13 gols e sofreu dez.
Charlton é ainda pior fora de seus domínios
O Charlton também tem desempenho inferior quando atua fora de seus domínios. Décimo sétimo colocado na tabela de classificação da League One, figura no vigésimo posto do ranking desse quesito da Terceira Divisão do Campeonato Inglês. Dos 30 pontos que disputou na condição de coluna dois, ganhou oito (uma vitória, cinco empates e quatro derrotas). Marcou dez gols e sofreu 15.
Os dois times marcam? Qual a tendência para o jogo?
O Stockport, considerando-se todas as competições, realizou 27 partidas até agora na temporada 2022/2023. O Charlton jogou ainda mais fezes. Foram 29 confrontos contabilizados até o começo de dezembro. Em 52% das partidas em que o Stockport esteve envolvido, os dois times fizeram ao menos um gol. O índice é bem mais alto nos duelos em que o Charlton esteve em campo. Salta para 66%. Quando selecionados apenas os jogos do Stockport em casa, os confrontos que tiveram os dois times marcando gol foram 50%. Listando apenas as partidas em que o Charlton atuou como visitante, esse número é de 64%.
Gols: mais ou menos que 2,5? Qual a tendência para a partida?
Ao menos três gols foram assinalados em 56% dos jogos disputados pelo Stockport ao longo da temporada 2022/2023. Em partidas do Charlton, isso aconteceu em 55% dos encontros.
Cartões e escanteios: Qual a tendência para a batalha?
Nem Stockport nem Charlton recorrem com grande frequência às jogadas pelos lados de campo que podem gerar tiros de canto. Os donos da casa no confronto desta quarta-feira em nenhum duelo ao longo da temporada tiveram registrado mais que 11,5 escanteios. Em confrontos do Charlton isso só aconteceu em 3% das oportunidades. Considerando-se os cartões exibidos, o Stockport teve 15% de seus duelos com cinco ou mais advertências mostradas. No caso do Charlton, esse índice é de 17%.
Suspensões e contusões: Quem vai fazer falta no gramado?
Nenhum desfalque significativo por lesão ou suspensão é esperado para o confronto desta quarta-feira.
Estratégias: qual a tática de cada time para o encontro?
O Stockport, do técnico Dave Challinor, normalmente quando joga em casa opta por uma formação com três zagueiros, cinco meias e dois atacantes. O Charlton, de Ben Garner, tem como formação predileta duas linhas de quatro (defesa e meio-campo) e dois atacantes.
Prognóstico e palpite para a partida: Stockport – Charlton (7.12.2022)
As duas equipes têm se mostrado muito irregulares ao longo da temporada. Mostram potencial para obter resultados melhores, contudo, apresentam fragilidades no setor defensivo que por muitas vezes comprometem suas atuações. Assim, a indicação é de uma partida equilibrada, apesar de serem de divisões diferentes.
Dica de aposta: mais que 2,5 gols na partida
Os muitos problemas no setor defensivo, mais que as qualidades da área de criação e finalização, fazem com que o palpite indicando que ao menos três gols serão assinalados no confronto seja o palpite indicado para o ‘replay’ de Stockport e Chalton pela segunda fase, o estágio de 64 avos de final, da Copa da Inglaterra em sua temporada 2022/2023.