O Corinthians entrará em campo na noite deste sábado, 5 de novembro, com o alívio de ter cumprido sua missão no Brasileirão 2022. Alcançou a classificação direta para a fase de grupos da versão 2023 da Copa Libertadores da América. Isso faz do encontro com o Ceará, na prática, como a largada da nova temporada. O planejamento, no entanto, depende de uma decisão do técnico Vítor Pereira. Embora o clube tenha sinalizado que deseja renovar seu contrato, o português ainda não disse sim.
Se o alvinegro paulista está em situação confortável, o mesmo não acontece com o Vozão. O time está na zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro e apelou para medidas desesperadas na tentativa de evitar uma queda para a Segunda Divisão. Fez uma troca de comando técnico restando apenas quatro jogos para o final do torneio.
Revanche contra o Flamengo colocou Timão na Libertadores.
O Corinthians assegurou sua classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2023 de forma antecipada ao superar na quarta-feira, 2 de novembro, o Flamengo por 2 a 1, no Maracanã. O confronto, que valeu pela trigésima quinta rodada do Brasileirão 2022, foi o primeiro entre as equipes desde as finais da Copa do Brasil, torneio que acabou vencido pelo rubro-negro nas cobranças de pênalti. A batalha final também teve o Maracanã como cenário. Os dois jogos terminaram empatados.
Com a vitória na revanche, o Corinthians atingiu 61 pontos (17 pontos, dez empates e oito derrotas). Conservou a quinta posição na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro, que inicialmente levaria os quatro primeiros colocados para a fase de grupos da próxima edição da Libertadores. No entanto, como o Flamengo, que está no pelotão de cima, ganhou tanto a Copa do Brasil quanto a edição 2022 da Copa Libertadores da América, o bloco foi estendido até a sexta colocação. Restando três rodadas para o final, o alvinegro paulista abriu frente de nove pontos em relação ao Atlético-MG e vantagem no número de vitórias, primeiro critério de desempate, que assegura sua presença do G6. Assim, poderá dedicar-se nas últimas rodadas que restam à luta pelo vice-campeonato do Brasileirão 2022. A batalha seque aberta. O Internacional, com 54 pontos, está na segunda posição. Além do Corinthians, Flamengo e Internacional, que também acumularam 61 pontos após 35 rodadas, podem ambicionar o posto.
Vozão volta a perder na estreia de novo técnico
O Ceará fez uma aposta em um novato para ocupar a vaga de Marquinhos Santos, dispensado por não repetir o bom desempenho e resultados que o time vinha alcançando com Dorival Júnior, que trocou o Vozão por uma oferta mais atraente do Flamengo. Lucho Gonzalez ganhou a chance de treinar uma equipe profissional pela primeira vez. Fracassou. Ficou apenas des jogos no comando. Saiu com um aproveitamento de apenas 23,3%.
Sem tempo para procurar uma solução definitiva, o clube optou por uma saída interna. O auxiliar Juca Antonello foi alçado ao posto. A estreia aconteceu no encontro de segunda-feira, 31 de outubro. Em um Castelão vazio, uma vez que o Ceará foi punido devido à confusão promovida por seus torcedores na partida contra o Cuiabá (1 a 1), foi derrotado, por 1 a 0, pelo Fluminense. Atingiu, dessa maneira, nove jogos sem ganhar. Iniciada em 18 de setembro, a série apresenta seis derrotas e três empates. Com 34 pontos (seis vitórias, 16 empates e 13 derrotas), ocupa a décima sétima posição na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. Primeiro posto na região da degola. Três pontos abaixo do Cuiabá, décimo sexto colocado e primeiro time fora do Z4.
No ranking dos mandantes, Corinthians é o terceiro melhor do Brasileirão
O mais recente resultado do Corinthians em seu estádio não oferece boas lembranças para seus torcedores. O clube foi derrotado, por 2 a 0, pelo Fluminense. No entanto, o alvinegro paulista apresenta um desempenho acima da média quando atua na Neo Química Arena. É o terceiro colocado no ranking que só considera os resultados que as equipes conquistam quando exercem o mando de campo. Dos 51 pontos que disputou na condição de coluna um, conquistou 37 (11 vitórias, quatro empates e duas derrotas). Marcou 23 gols e sofreu dez.
Ceará vai melhor fora de casa que no Castelão
Se dependesse somente dos resultados que consegue longe de seus domínios, o Vozão estaria fora da zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro. O time, comparativamente, tem obtido um desempenho melhor quando joga como visitante do que quando exerce o mando de campo. No ranking que só considera os resultados das equipes longe de casa, o Ceará é o décimo quarto colocado. Dos 51 pontos que disputou na condição de coluna dois, conquistou 17 (três vitórias, oito empates e seis derrotas). Marcou 14 gols e sofreu 16.
Os dois times marcam? Qual a tendência para o jogo?
É de 50% a média de jogos do Brasileirão em que os dois times balançam a rede pelo menos uma vez. Ou seja, jogo sim, jogo não, há motivos de comemoração para as duas torcidas envolvidas. No entanto, quando considerados apenas os encontros em que Ceará e Corinthians são acionados, esse número cai para 41%. Ou seja, a tendência para o mercado os dois times marcam é para o palpite do não no duelo deste sábado pela trigésima sétima rodada da edição 2022 do Brasileirão.
Gols: mais ou menos que 2,5? Qual a tendência para a partida?
Ofensividade está longe de ser a marca da versão 2022 da Série A do Campeonato Brasileiro. Com boa parte, provavelmente a maioria, das equipes atuando de maneira conservadora, apenas 43% dos confrontos apresentar mais de 2,5 marcados. Quando analisados somente os jogos em que estão envolvidos Ceará e Corinthians, esse índice despenca. Cai para 27%, o que indica a tendência de aposta em menos no palpite gols acima / abaixo de 2,5.
Entretanto, o confronto deste sábado tem uma característica diferente de um jogo de meio de temporada. O Corinthians entrará em campo relaxado após ter sua meta de classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores da América cumprida. Assim, poderá encarar a partida sem tanta responsabilidade de marcação e se lançar ao ataque com mais intensidade. O Vozão, que em um duelo normal poderia se contentar com o empate em solo adversário, não tem mais essa opção. Só a vitória lhe interessa na tentativa de fugir da degola. Assim, embora os números digam o contrário, as circunstâncias apontam uma aposta em mais de 2,5 gols no confronto. Como os programas que geram cotações das casas de apostas não levam em conta as questões peculiares de cada partida, isso pode render uma cotação de valor.
Cartões e escanteios: Qual a tendência para a batalha?
No quesito cartões, o Brasileirão apresenta média de 5,12 advertências por confronto. Os encontros em que Ceará e Corinthians estão entre os protagonistas mostram média um pouco superior nesse quesito. O índice sobe para 5,7. Nos escanteios, acontece o inverso. Enquanto o torneio registra 11,01 tiros de canto, em média, por confronto, as partidas de Ceará e Corinthians apresentam 10,77 corners como média.
Suspensões e contusões: Quem vai fazer falta no gramado?
Lindoso, Lucas Ribeiro, Matheus Peixoto, Mendoza, Messias e Michel Macedo estão aos cuidados do departamento médico do Ceará e devem ficar de fora da partida. A lista de baixas do Vozão tem ainda Cléber, suspenso. No lado corintiano, Adson, Gustavo Mosquito, Júnior Moraes e Maycon não atuam por questões físicas.
Estratégias: qual a tática de cada time para o encontro?
Em seu primeiro jogo à frente do Vozão, Juca Antonello, mesmo atuando em casa, montou a equipe com linha de quatro defensores, cinco meio -campistas e somente um atacante. Atuando fora de seus domínios, deve manter a estratégia. No Corinthians, Vítor Pereira, que poderá ficar à beira do gramado após cumprir suspensão, deverá montar o time com quatro defensores, três meias e três atacantes.
Prognóstico e palpite para a partida: Corinthians – Ceará (05.11.2022)
Dono de um elenco bastante superior e contando com a possibilidade de jogar em casa, o Corinthians, ainda que já tenha cumprido sua missão, tem o prognóstico na vitória o palpite indicado para o duelo deste sábado frente ao Ceará pela antepenúltima rodada do Brasileirão 2022.